O que significa beber moderadamente?

2017-08-17T04:02:13+00:00

Frente a estes dados assustadores, cabe a cada um de nós a conscientização dos fatos e, principalmente, o entendimento dos limites a serem respeitados para evitar estarmos incluídos, futuramente, nas tristes estatísticas acima. A primeira pergunta deve ser: Existe um limite saudável para a quantidade de bebida alcoólica consumida?

A resposta é sim, existe! O limite seguro à saúde, tanto de homens como mulheres, é do consumo de 14 unidades por semana, desde que você não possua doenças como hepatites, pancreatites, cirrose, entre outras, que contraindiquem qualquer consumo de álcool.

Agora, resta-nos saber o que são 14 unidades por semana. Cada unidade representa 10 mililitros ou 8 gramas de álcool puro, ou seja, 140 mililitros ou 112 gramas de álcool por semana.

Na prática, para fácil e indesculpável compreensão dos leitores, isso representa: nove chopps de 300 mililitros por semana (1,5 chopp por dia) ou seis taças de 175 mililitros de vinho por semana (equivalente a ½ lata de refrigerante ao dia) ou 14 doses de 25 mililitros de destilados por semana (½ xícara de café de destilado por dia).